orkut, minha primeira rede social chega ao seu fim

Minha primeira rede social chega ao seu fim. Deixo minha homenagem à rede que me deu amigos, risadas e scraps pra encher folhas de papel até a lua!

Post_header_2_orkut

Meu orkut

Ingressei o orkut  em 2004 até hoje, após 10 longos anos dessa rede social, o mundo e tudo que sabíamos de tecnologia também. Eu sou fascinado por tecnologia e mais que tecnologia, conhecer pessoas, e nada melhor que as recém criadas redes sociais da época.

Meu profile na configuração antiga

Meu profile na configuração antiga

Os albúns eram todos abertos e ninguém mandava mensagens privadas para o outro, a moda era o SCRAP (recado no mural). As comunidades, eram onde se encontravam pessoas com gostos similares aos seus. Depois tudo mudou, as políticas de privacidade, códigos HTML, aplicativos, jogos (milhares deles) e muito, muito SPAM.

Meu contato com a rede social em 2004 época foi digno de um romance, navegar por perfis, ver outros rostos e suas vidas sendo publicadas livremente. Era divertido tentando ficar amigo de pessoas novas e de outros países.

Orkut não era tão forte em 2004/05 no Brasil, era algo para alguma pessoas e muito sequer entendiam do que eu estava falando. Em seguida, uma febre começou e todos passaram a ter. Digo que nesse momento, depois que todos já estavam dentro da moda, surgiu um protocolo social.

Um protocolo social digital é criado: “Não adiciono estranhos, scrap antes de add.”

Mas admito, a cara de pau e um pouco de conversa gerou muitos amigos através das comunidades.

“As melhores amizades que fiz em redes sociais vieram do orkut, e ainda mantemos contato, mesmo sem ter conhecido pessoalmente.

Comunidades

Todos temos algo em comum e as comunidades eram uma forma de expressar e participar com outros em jogos, discussões e bate-papos.

SCRAPs

Havia de tudo, gente que tentava ter o máximo possível (3.000) e também gente como eu que assim que lia e respondia, já apagava. Digo que relacionamentos já terminaram por causa de scraps esquecidos por aí.

um exemplo de scrap

um scrap com segundas intenções do Geraldo

TESTIMONIALs
Esses foram os mais divertidos, já quando quase todos os seus amigos tinham orkut, era o melhor método de escrever mensagens privadas para a outra pessoa apagar ou aceitar (quando queriam publicar alguma pala sua).
Eram os tempos que a confiança nos seus amigos estava somento a um click de ir a público ou ser deletado.
Exemplos de depoimentos recebidos

Exemplos de depoimentos recebidos

A mudança
O orkut acabou perdendo as forças em 2010 quando o facebook chegou no Brasil e todos começaram a migrar por causa dos joguinhos por causa do layout clean, controle fácil e intuitivo dos albuns e mensagens. Mesmo sendo adquirida pelo Google, o orkut não pode chegar a competir com o Facebook, dominante hoje.
Mas os tempos mudam, e hoje, uma rede social surgiu e tem preocupado a direção da empresa de Zuckerberg, é a rede social Ello, recém criada e que por hora, só funciona com convite para participar. O Layout é lindo, minimalista, sem anúncios, é praticamente uma rede social anti-facebook.
Ello
Conclusão
Não há dúvidas, a primeira rede social não se esquece facilmente, deixo aqui meu registro da saudade que vou sentir daqueles tempos. Como toda coisa velha, orkut é assunto de conversa de amigos em bar, as palas, as fotos, os depoimentos que não podíamos aceitar e aceitamos e as comunidades, o que pra mim, é o que mais vai deixar saudade.
Afinal, quem nunca quis criar uma comunidade e ter milhares de gente participando?
orkut, obrigado por ter surgido, por ter feito eu e muitos outros brasileiros se divertido, aprendido e conhecido outras pessoas interessantes e não tão interessantes.
Dia 30 será um dia que marcará muitas outras pessoas que sabem do que eu estou falando. Entre hoje e salve memórias enquanto
Screen Shot 2014-09-27 at 10.05.33

Anunciado dentro da rede social

      Deixe nos comentários o que você gostava/odiava/achava do orkut.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s